Meus looks prediletos!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ah não Zara...

Alguns trabalhadores foram flagrados produzindo blusas laranjas e azuis, as que tanto queremos.

Super bapho o caso da Zara hein?!
Quem poderia imaginar que uma rede internacional de lojas faria uso de trabalho escravo. É uma pena saber de uma notícia tão triste dessas.
Equipes de fiscalizacão flagraram pessoas e até adolescentes em regime de escravidão, trabalhando em condições degradantes em São Paulo.
Quem imaginaria que um produto caro de shopping pode ter sido feito por vítimas de trabalho escravo, trabalhando em jornadas de + ou - 16h, proibidos de deixar o local de trabalho, costurando em locais apertados, sem ventilação, com crianças entre as máquinas, fiação elétrica exposta, com poucas janelas e as mesmas fechadas e tampadas com tecidos escuros, é triste né gente?!
A maioria desses trabalhadores vem da Bolívia e Peru.
Eu já havia lido uma reportagem sobre o assunto na Marie Clarie a um tempo atrás, inclusive a própria Marisa na época foi autuada por comprar roupas de trabalhadores em regime de escravidão e depois do ocorrido se comprometeu a comprar somente em facções autorizadas e fiscalizadas, outra local onde acontece muito isso, que eu li, é no Bom Retiro e Brás, dizem que os ônibus chegam da Bolivía e Peru e vão parando em frente as confecções oferecendo os trabalhadores, os donos compram os mesmo e as pessoas passam a ter uma divída com o proprietário da facção e trabalham em jornadas exaustivas e recebem apenas produtos para higiene pessoal, como sabonete, papel higiênico, xampu e coisas desse tipo.
No caso Zara, uma moça de 20 anos relatou que chegou a costurar 50 vestidos em um dia.
Meu Deus, aonde vamos parar?
As pessoas vem em busca de uma vida melhor, uma vez que esses lugares de onde veem a pobreza é extrema e muitas vezes deixam seus filhos e parentes pra trás na ilusão de lhes proporcionarem uma vida melhor.
Tô chocada e o pior de tudo é que com certeza a Zara vai alegar que os trabalhadores são terceirizados, porém, os fiscais alegam que a empresa está a par de tudo. Tudo bem que são mesmo terceirizados, mas deveria haver por parte da empresa uma fiscalização a respeito do assunto, existe uma lista de confecções que foram fiscalizadas e encontram-se dentro das condições normais exigidas para os empregados.
Outra marca que apareceu intermediando é a AHA, que eu conheço e algumas de vocês também devem conhecer.
Pessoal a reportagem completa você lê aqui ou no Blog do Sakamoto.
Acho que vale a pena a gente se interar sobre o assunto, uma vez que amamos as roupas da Zara. Torço pra que ela pague o que deve e que assim com a Marisa venha a terceirizar seu produtos somente de empresas sérias comprometidos com os direitos trabalhistas dos trabalhadores.

6 comentários:

  1. Tb tô chocada!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  2. Meu deus parece mentira que a gente ainda escute isto...mas o pior que isto acontece com empresas grandes pela ganancia de ganhar mais...numa empresa legalizada os custos são mais altos. Compro minhas roupas para revender em lojas do Bom Retiro e no Mega Polo...de lojas conhecidas...mas o que se vê e muito é a exploração que os coreanos fazem com os brasileiros e bolivianos...sempre escuto reclamação das vendedoras das lojas...e a maioria deles são ilegais como pode ...

    Beijinhos

    Cintia Agnes

    ResponderExcluir
  3. Que horror meu Deus!!!
    Quando a gente estuda trabalho escravo na escola, acha que só acontecia naquele tempo de escravidão, é um absurdo que exista uma barbárie tão grande em pleno século XXI...
    Temos que nos mobizarmos com esta causa, e boicotarmos empresas que firmam contratos com exploradores de seres humanos.
    Débora Rosa

    ResponderExcluir
  4. Trabalho escravo?!
    Que horror, até a Zara?! Sinceramente, isso é desumano, inaceitável. Quando a gente pensa que tudo são flores ne, é ai que a gente se engana. Estou perplexa e acho que prefiro comprar menos lá...
    beijos

    Ieda
    http://blog-da-ieda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. qe tendoo :X
    achei otimo seu poster !

    bjos...
    @_JayOliveira

    ResponderExcluir
  6. Ficamos chocados aqui em casa quando vimos a reportagem.
    Muito triste.
    mas, mudando de assunto, adorei seu bog, to seguindo.
    Vem seguir o meu?
    beijinhoss :)
    Silvia
    http://treinoebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!!